sana rafting

6 dicas de como se aventurar em Sana

Pra quem curte se aventurar, a charmosíssima Arraial do Sana é um destino perfeito. Situada na região serrana do Rio, encontramos a cidade que ganhou o título de paraíso das águas, devido às suas incríveis cachoeiras, poços, rios, paisagens e belíssimas trilhas. Trata-se de um vale cercado por montanhas de mais de 1000m de altitude, no meio da Mata Atlântica, guardando dezenas cursos d’água.

O mais interessante é que as atrações não param por aí: quem tem o espírito aventureiro sabe que mergulhar numa água cristalina e refrescante é uma experiência deliciosa, mas é preciso um pouquinho a mais para suprir o desejo pela adrenalina. Aqui você vai descobrir o que acelera o coração, faz o estômago vibrar e traz aquela sensação de tarefa cumprida no final da viagem!

Aí vai a lista para os caçadores de aventura! Confira:

1) Rafting em Sana: o início mais radical de todos

SIM, Sana dá boas vindas com uma atividade intensa e radical, que vai te deixar com o termômetro de adrenalina lá no alto, e com um estímulo e tanto pra dar o melhor de si nos próximos exercícios.

A prática acontece nas corredeiras Rio Macaé, contemplando um desafiante percurso de 4,5 km, com 1h30m de duração, aproximadamente.

Fique tranquilo: antes de começar, o instrutor passa todas as informações de segurança, além de estar atento aos equipamentos (capacete, bote, remo), que são lembradas e orientadas com muito cuidado durante todo o percurso.

2) Descer na Cachoeira do Escorrega em Sana

Essa é uma atividade bem light, porém divertida, e que pode ser praticada por todas as idades. Localizada no Rio Peito do Pombo, além de piscinas naturais, essa queda possui uma larga pedra que serve de escorrega natural e é cercada pela mata atlântica. A caminhada é a mais rápida e leva cerca de 10 minutos.

3) Salto livre na Cachoeira do Pai em Sana

Mais uma injeção de adrenalina! A cachoeira do Pai é uma queda d’água com 16 metros de altura e possui uma queda livre de 7 metros, que desemboca num poço com águas cristalinas.

Depois do pulo, você ainda poderá experimentar a força da queda d’água, que é como uma massagem no corpo. Um luxo, não?  Essa é, sem dúvidas, mais uma porta de entrada para outras quedas mais pesadas.

Mas atenção: o pulo deve ser feito com cuidado e com a instrução de guias, para evitar acidentes. Não arrisque ir sozinho e sem receber orientações!

4) Relaxar na Cachoeira da Mãe em Sana

Essa é a maior cachoeira do circuito. Tem um poço para se refrescar, e uma grande pedra para relaxar, fazer um lanche e deitar sob o sol.

É um ótimo ponto para descansar das outras atividades, afinal, todo aventureiro precisa repor as energias, para conseguir superar os próximos desafios.

5) Existe escultura na natureza: sejam bem-vindos à Cachoeira das Sete Quedas

A Cachoeira das 7 Quedas ganhou esse nome por formar degraus, parecendo uma escadaria natural. É uma queda d’água que escorre pelos 7 degraus, que parecem ter sido esculpidos. Pela natureza, é claro.

Essa queda, junto com as cachoeiras da Mãe, do Pai e do Filho, formam o Circuito das Águas em Sana. Continuando a trilha, temos acesso ao pico do Peito do Pombo.

6) Por último, e não menos importante: a espetacular pedra do Peito do Pombo

Essa subida não é mole, mas o visual recompensa qualquer esforço. Com dificuldade média, o percurso tem trechos íngremes, mata fechada e os 1.400m de altura duram cerca de 4 a 6h de caminhada (ida e volta).

Além do caminho cheio de belezas naturais, a vista panorâmica é de tirar o fôlego. Uma paleta de cores deslumbrante com todos os tons de verde possíveis. No cume, encontramos a fantástica pedra, que deixa o questionamento sobre como uma foi parar em cima da outra. Atividade obrigatória para os aventureiros que visitam Sana!

 

Sana

 

O acolhimento da cidade é bem intenso. Climinha agradável, cidade super receptiva, sem contar na vida noturna que é ativa: Sana conta com um centro cheio barzinhos que oferecem música ao vivo, além de uma experiência gastronômica incrível, para todos os gostos. Dá pra entender que não foi à toa que se tornou uma cidade queridinha!

 

rafting em sana

 

Quem avisa amigo é: nossa próxima experiência em Sana vai acontecer em AGOSTO! Se você curtiu imaginar toda essa experiência nesse destino incrível, não perca tempo e faça sua reserva.  Para saber  mais, é só clicar no link do evento: Sana em Agosto!

Todas essas atividades têm garantia de segurança certificada pela Cadastur. Esperamos dividir essas experiências com vocês, e criar dias inesquecíveis, donos dos espíritos aventureiros!

E aí, bora trilhar? 🙂

 

Quer saber mais sobre trilhas? Listamos as 7 melhores trilhas da Região Serrana do Rio de Janeiro. Confere lá!

Sobre Isadora de Barros

Estudante de comunicação, carioca, vegetariana e amante da culinária, escritora e fotógrafa amadora, cultivadora de hortas urbanas, campista e fascinada pela natureza. Viver sem conhecer os limites é perder as melhores experiências, pois praticar trekking e atividades outdoor é um caminho para me conectar com a natureza. Viajar é uma maneira de me encontrar, porque cada partezinha do mundo é uma parte de mim também!