patagonia

Patagônia: Aventuras no Universo Glacial

Conhecer a Patagônia Argentina é sinônimo de se surpreender com tons de azul intermináveis. São variações que passeiam por um degradê de mil cores, criando um universo azul e congelante. Todos os contatos com esse lugar me fazem parar para contemplar as transformações desse azul, e me parece que sempre descubro um tom nunca visto antes. Além daquele branco magnífico que conduz a geleira e a neve, e que se funde com o branco das nuvens. Os dias frios compõe uma experiência visual fascinante, e há sempre o que se esperar do comportamento das cores nesse lugar.

 

Estivemos na Patagônia em abril desse ano, e dessa vez fomos com um grupo bem maior. Todos nós estávamos com uma grande expectativa das aventuras que viveríamos, e não faltaram experiências únicas e incríveis nessa viagem!

Trekking nos Glaciares da Patagônia

Éramos um grupo de 9 pessoas, saímos com o dia ainda escuro. O frio era intenso, mas a vontade de caminhar no gelo superou qualquer dificuldade.

Chegamos no local do embarque, pegamos um barco e nos dirigimos aos blocos de gelo com mais de 70 metros de altura. O primeiro desafio foi colocar os sapatos e se adaptar à caminhada no gelo, mas logo aprendemos a pisar forte, como orientado pelo guia.

Caminhamos por blocos imensos de gelo, que visto de longe, era um azul tão intenso que nos ofuscava a vista… mas chegando perto, descobrimos que eram blocos transparentes! É difícil expressar o deslumbramento de ver essas formações de perto, e mais difícil ainda é não se emocionar.

trekking no gelo patagonia

trekking no gelo patagonia

Passamos também por diversas fendas onde todo o cuidado era pouco, pois eram muito fundas. Caminhávamos por blocos de gelos sólidos, mas não era como esquiar, já que a neve é fofa. Foi um desafio grande, mas nada que o nosso espírito aventureiro não superasse.
Ao longo da caminhada, o frio não nos incomodou, pois o esforço era grande e chegamos a suar.

trekking gelo

neve

O espírito aventureiro nos tomou conta e nos deu incentivo para superar mais esse desafio na Patagônia!

O mundo estava lá: gente de todos os cantos também caminhavam conosco e, para variar, nos identificaram logo como “Os brasileños”! Somos conhecidos pelo riso farto e pelas brincadeiras!

trekking no gelo

Após duas horas de caminhada e uns 5km de percurso no glaciar Perito Moreno, estávamos chegando ao fim, quando o Guia nos disse que teríamos uma surpresa. Começamos a descer e fomos recebidos por toda a equipe com bombons e uísque com gelo do Glaciar! Gelo de 300 anos.

Foi uma farra, brindamos a vida e a realização de mais um sonho.

gelo

gelo 300 anos

patagonia grupo

Passarelas no Glaciar Perito Moreno

Para complementar a experiência nesse lugar mágico, resolvemos subir as passarelas para apreciar o Glaciar de cima. Durante a caminhada não dá para ter noção da dimensão do universo glaciar.

Ao chegarmos nas passarelas, mais tons de azul se descortinaram em nossas vistas. Uma integrante exclamou: “Deus existe!” Sim, ele existe e está em cada tom de azul!

geleiras

patagonia glaciar

Patagonia

Passeio de barco nos Glaciares Upsala e Spegazzini

Os glaciares Upsala e Spegazzini estão no campo de gelo sul, compartilhado pela Argentina e Chile.
Fomos conhecer esses glaciares através de um passeio de barco pelo Lago Argentino.

Glaciar Upsala na Patagônia

Novamente madrugamos: às 6h da manhã saímos do hotel em direção à Punta Bandera. O barco saiu do porto navegando em direção ao braço norte do lago.

O frio era muito intenso, mas era tentador sair da cabine aquecida do barco para tirar fotos. Pudemos ver bem de perto os icebergs e as paredes imensas de gelo.

De acordo com medições efetuadas em maio de 2011, os campos de gelo cobrem uma área de aproximadamente 840 km²! Essa geleira tem um comprimento de aproximadamente 53,7 km (sendo o terceiro mais longo na América do Sul, após Pío XI e Glaciar Viedma), uma largura de 13 km, e suas paredes chegam a altura de 40 metros, em média.

iceberg

icebergs patagonia

geleira barco

 

Glaciar Spegazzini na Patagônia

Dessa vez, saímos do hotel às 8h e o passeio só começou às 11h da manhã. Embarcamos no Parque Nacional Perito Moreno e o barco se direcionou ao Brazo Norte do Lago Argentino, para entrar no Spegazzini.

Esse Glaciar possui uma área de 66 km² e uma largura média de 1,5 km. A principal característica é a altura da frente, que chega a 135 m, tornando-o mais alto do Parque Nacional Los Glaciares e um dos mais importantes. O nome foi dado em homenagem ao botânico Carlos Luis Spegazzini, que foi o primeiro a estudar a flora local.

O vento, com o barco em movimento, aumentava ainda mais a sensação térmica de frio. Nossos dedos congelavam ao tirar fotos, mas quem disse que alguém queria ficar na cabine?
As paredes imensas de gelo nos inspiram a cada vez mais querer viver aventuras e superar nossos limites!

upsala

barco upsala

 

Experiências da Liao Experience

Proporcionar experiências únicas como essa e apresentar destinos inspiradores é o que nos move! Somos apaixonados pela oportunidade de levar pessoas a conhecer os cantos mais encantadores do mundo, e ainda mais pela diversidade desse planeta.

A vida precisa ser vivida, e para isso, precisamos sair da zona de conforto e explorar tudo o que uma viagem nos oferece, porque experiências como essa alimentam nossa alma, nos renovam, nutrem a nossa criatividade.

Passear por este Universo Glacial e ter a visão completa, in loco, de frente e de cima, nos dá a real dimensão do que é estar na Patagônia e contemplar a grandiosidade da obra da natureza.

grupo patagonia

Se você ficou com curiosidade para conhecer esse lugar fascinante, com conforto e organização, entre em contato conosco, mesmo que seja só pra tirar dúvida, e considere apreciar uma viagem incrível como essa também! 🙂

Saiba mais motivos para conhecer a Patagônia em: 7 motivos que fazem da Patagônia um destino imperdível

Sobre Liniana Liao

Sócia Proprietária da empresa Liao Experience, professora de matemática, aposentada e aventureira de alma! Ama pesquisar novos roteiros para os lugares mais exóticos e surpreendentes. Está sempre em busca de um novo desafio para superar seus limites.