Uruguai

Cicloturismo no Uruguai: conhecendo o país de bicicleta

Mario Quintana tinha razão: viajar é trocar a roupa da alma! O pedal do Uruguai me renovou, interna e externamente. Uruguai é um país querido para mim, e eu sempre dizia que se não fosse tão frio e tivesse samba, estaria lá.

Depois de várias aventuras vividas nesse destino (inclusive correndo a Meia Maratona de Punta del este), conhecendo as estradas super bem cuidadas, bonitas e seguras, tive uma enorme vontade de cruzar algumas cidades de bike. Lancei o desafio, a equipe aceitou e então rapidamente começamos a organizar a viagem.

 

1° DIA no Uruguai- De Montevidéu a Punta del este

No primeiro destino, iríamos de Montevidéu a Punta del este, 127 km de distância. Chegado o dia de começar a pedalar, o vento atingia 36 km/h e ameaçava chover. Como já havia dirigido por lá com vento forte, sabia o quão difícil seria me manter em pé na bike… Então eu e algumas pessoas fomos de ônibus até Punta. O outro grupo pedalou pesado, mas mostraram que o espírito aventureiro supera todos os limites e foram recebidos com um jantar e festa maravilhosos na chegada!

.uruguai                   uruguai

 

2° DIA no Uruguai – Aproveitando em Punta del Leste

A preocupação com o tempo persistia, mas o dia seguinte amanheceu com um céu de brigadeiro, um dia incrível! Passeamos pelas ruas limpas, bem cuidadas, com lojas sofisticadas e casarões cinematográficos de Punta. Fomos à Marina, onde vários leões marinhos roubavam a cena, aguardado doações dos peixes recém chegados. Tentamos a sorte no Cassino, e descobrimos que temos sorte mesmo no amor.

 

            uruguai

 

No cair da tarde, fomos assistir o pôr do sol na Casa Pueblo. Ouvindo as citações, histórias e poemas de Carlos Paez Villaró, abaixo de um pôr-do-sol delicioso, o passeio cria uma atmosfera espetacular.  Foi um final de tarde encantador, e a Casa Pueblo é um dos lugares que não pode faltar no roteiro para o Uruguai.

 

                                  

 

                                 

            

 

 

3° DIA no Uruguai – De Punta del este a Jose Ignacio

No dia seguinte, mais sol e fomos pedalar de Punta até o Balneário de Jose Ignacio. Mais um passeio fantástico, com avenidas bem cuidadas, asfalto perfeito, vento batendo em nosso rosto e nos aliviando do calor. No fim do passeio, voltamos ao hotel de Punta e nos organizamos para partimos no dia seguinte de volta à Montevidéu.

 

 

 

uruguai

 

 4° DIA no Uruguai – De volta à Montevidéu

Pegamos a estrada bem cedo. Uma estrada basicamente plana, com poucas elevações suaves, o que tornou o pedal muito agradável. Pedalamos por quase 7 horas, pois toda hora parávamos para admirar aquelas paisagens deslumbrantes. No final, foram 127 km de uma experiência única! Punta ficou fisicamente distante de mim, mas estava e está dentro do meu coração, pois tem uma energia bastante acolhedora.

5° DIA no Uruguai – De Montevidéu a Colônia Sacramento

Pernoitamos em Montevidéu e ao amanhecer partimos para Colônia Sacramento. Dessa vez, foram 197 km de estrada com muitos aclives. O desafio era maior e sabíamos da dificuldade em completar esse destino pedalando contra o vento. Por sorte, Deus foi generoso conosco e nos presenteou com um dia agradável, sem muito sol e com um vento a favor que nos empurrava para frente. Que momentos indescritíveis. Superar seu próprio limite é uma experiência muito engrandecedora, pois ter autoconhecimento e autoconfiança para encarar novos desafios se tornam grandes recompensas. Alimenta a nossa alma!

Chegamos em Colonia à noite. Parte do grupo resolveu ir de ônibus e nos aguardou no hotel. Na chegada? Festa, é claro, com brindes, fotos, e muito vinho! Mais um dia para nunca mais esquecer!

 

      uruguai              uruguai   

uruguai           uruguai

6° DIA no Uruguai – Aproveitando em Colônia Sacramento

No dia seguinte fomos conhecer a cidade dos carros antigos, das ruínas da colonização portuguesa, do calçamento tipo pé de moleque e do Rio da Prata, que no final da tarde nos presenteia com um espetáculo incrível, com o sol refletindo em suas águas e as tornando prateadas. Os barzinhos com mesas e cadeiras voltadas para a visão maravilhosa do Rio e as taças de vinho em suas mesas deixam qualquer turista fascinado.

uruguai

uruguai

VOLTANDO PRO BRASIL

Passeamos por dias mágicos e na hora de voltar à nossa base, Montevidéu, desmontarmos as bicicletas, arrumarmos as malas e partirmos no dia seguinte. Fechamos a noite com brincadeiras, muito vinho e um aperto no peito com o sentimento de que foi muito bom, já quase com saudades e nostalgia. Ainda tenho a sensação do vento no meu rosto e as imagens passando em minha mente. Cada vez que me lembro, me sinto como num filme. Não imaginava quão maravilhoso era me jogar no mundo, não de peito aberto, mas de corpo inteiro. Fui livre, literalmente livre. Ainda me sinto descendo os declives da estrada com a bike atingindo grande velocidade. Algo indescritível. Ali, naquele instante, o mundo era meu!

 

uruguai

 

Experiências como essa estarão sempre nos nossos roteiros, porque aqui nós somos apaixonados pelas diversidades do mundo e nos sentimos desafiados a explorar o inexplorado. Vivemos o inusitado, sempre de braços abertos para nos aventurar nas ideias mais mirabolantes. Se você tem o espírito aventureiro como o nosso, não deixe de nos acompanhar, pois adoramos compartilhar esses momentos com a galera que curte viver ao ar livre!

 

Sobre Liniana Liao

Sócia Proprietária da empresa Liao Experience, professora de matemática, aposentada e aventureira de alma! Ama pesquisar novos roteiros para os lugares mais exóticos e surpreendentes. Está sempre em busca de um novo desafio para superar seus limites.