pico do alcobaça 2

Explorando o Pico do Alcobaça: Dicas para conquistar uma montanha

Também conhecida como Pedra dos Sete, o Pico do Alcobaça é umas das montanhas mais brilhantes de Petrópolis. Cercada por uma vegetação colorida, orquídeas e bromélias, essa experiência leva ao mundo da adrenalina, num clima divertido e no meio da natureza.

O pico é uma das referências da atividade montanhista de Petrópolis, está localizado dentro do Parque Nacional Serra dos Órgãos e garante uma localização geográfica privilegiada: no cume da montanha, é possível ver uma vista panorâmica fascinante, que engloba grande parte da Serra dos Órgãos, Itaipava e do Rio de Janeiro.

Alcobaça

O montanhismo é um esporte em ascensão no Brasil, e além de ser uma excelente opção de atividade física, é também um estímulo para o bem-estar, reservando muitos benefícios emocionais, perceptíveis desde o princípio da atividade. Quando o aventureiro reflete sobre as vantagens de se entregar para o momento, é impossível não notar a consciência corporal que se ganha ali, já que o limite do próprio corpo que é vencido, enquanto a única maneira de realizar a atividade até o fim é motivando a si mesmo.

pico do alcobaça (1)

No final de um dia de montanha, o espírito aventureiro toma conta do nosso corpo, e a reciprocidade com o local é tão intensa, que há um despertar na maneira como lidamos com o mundo. Existe uma troca acontecendo ali, e experimentar essa energia é revigorante.

 

O Pico do Alcobaça, muito bem entendido do assunto, guarda sensações incríveis para se viver quando se chega lá no cume. Com duração de aproximadamente 3 horas de caminhada, o exercício exige criar uma relação de intimidade com a natureza, garantindo que os 1.811 metros de altitude conquistados renderão boas memórias.

 

alcobaça

 

Este é, sem dúvidas, um dos picos mais indicados para os amantes da natureza, das vistas panorâmicas e das atividades desafiadoras. Vale a pena viver essa experiência, para deixar o contato com a natureza mais intenso, enquanto a cabeça refresca e a respiração ganha novos ritmos. Conquistar o Pico do

Alcobaça é uma prática que deve estar na lista de todos os aventureiros, pois reserva uma história de superação que será carregada para sempre.

pico do alcobaça petropolis

Reunimos algumas dicas relevantes para quem pretende realizar a atividade. Confira:

1. Prepare seu corpo para subir o Pico do Alcobaça

A prática regular de exercícios é muito importante para quem gosta de se aventurar na natureza. É claro que não precisa ser um profissional, nem um atleta, mas o mínimo de preparo é indispensável, pra que não ocorram fadigas ou cãibras de surpresa. Subir a montanha não é nada impossível, mas tenha em mente que serão horas de caminhada, sem direito a desistência! Larga o celular, e vai dar uma corridinha na praia, vai!

2. Respeite seu limite

Cada um tem um tempo, um ritmo, e um limite. E só quem vai sentir o limite é você mesmo. Portanto, respeite seu corpo: não faça mais do que aguenta, nem se cobre demais. A atividade precisa ser prazerosa! Calcule seus esforços e curta a experiência.

3. Escolha bem a roupa para a aventura no Pico do Alcobaça

A roupa é como um equipamento, pois influencia diretamente no seu desempenho no decorrer da caminhada. Opte por roupas leves e confortáveis, e caso vá no frio, use roupas corta-vento. Use calças de ginastica e blusas de dry-fit. No pé, botas ou tênis de caminhada.

4. Alimente-se bem antes de subir o Pico do Alcobaça

Sabemos que o visual encantador é uma maneira de absorver boas energias. Mas pra chegar até lá, seu corpo precisa de outro tipo de energia: o que vem do alimento. Tome cuidado na sua escolha, para que ela não afete sua disposição. Escolha refeições com carboidratos, e como lanche, frutas, barras de cereal, sanduíches naturais, e claro: muuuuita água!

5. Tudo em equipe fica mais fácil

Dividir a atividade com um grupo, além de mais divertido, é mais seguro. Além da troca de motivações, há uma troca de cuidado. E nada melhor do que viver uma experiência encantadora como essa com outras pessoas.

Como já dizia um dos maiores aventureiros de todos os tempos, Chris McCandless, ‘’Felicidade só é real quando compartilhada’’. Portanto, escolha um grupo confiável e alto-astral para realizar a atividade!

Não esqueça de registrar o dia, aproveitando a belíssima oportunidade de tirar fotos incríveis e não deixe de andar nas nuvens do Pico do Alcobaça. Liberte seu espírito aventureiro e experimente um novo olhar… mais confiante e inspirador! Nós garantimos que será uma experiência muito rica.

 

Leia mais sobre as trilhas na Serra em:

Hiking na Pedra do Sino: Como se preparar para essa aventura? 

Trilhas na região serrana do Rio de Janeiro: Conheça as 7 melhores 

Sobre Liniana Liao

Sócia Proprietária da empresa Liao Experience, professora de matemática, aposentada e aventureira de alma! Ama pesquisar novos roteiros para os lugares mais exóticos e surpreendentes. Está sempre em busca de um novo desafio para superar seus limites.