7 Motivos que fazem da Patagônia um destino imperdível

  1. Conhecer dois países

A região da Patagônia é extensa e abrange parte da Argentina e do Chile, os dois países eleitos como melhores destinos de turismo de aventura.

Para conhecermos as duas, descobrirmos a cultura local, nada melhor do que cruzarmos as fronteiras por estradas.

São 380 km de estradas asfaltadas, bem sinalizadas com paisagens semi desérticas e as montanhas com topos cobertos de neve.

Ao longo do percurso avistamos flamingos, ovelhas, lhamas, guacanacos e pássaros do habitat natural da região.

Chegando ao Chile, mais 30 km após a barreira da alfândega encontramos Porto Natales. Uma cidade pequena charmosa e aconchegante que abriga um porto situado em um fiorde. De qualquer ângulo da cidade avistamos montanhas cobertas de neve.

 

  1. Conhecer o Parque Nacional Torres del Paine

Eleito patrimônio natural da humanidade, este parque é um espetáculo à parte. O ponto alto são as Torres, cumes de montanhas que parecem torres e o “Cuernos” del Paine, que realmente lembram chifres.

Como ao longo do acesso ao Parque avistamos as Torres, achávamos que seria fácil conhecer o parque caminhando, mas é quase impossível fazê-lo em poucos dias e sem se hospedar nos campings do local, pois o Parque tem 80 km de estradas.

Além da vista magnífica das Torres e dos Cuernos, ambos cobertos de gelo, encontramos ainda rios e lagos com águas de coloração branca, mas que, com a incidência da luz variam de verde esmeralda a azul turquesa. A paisagem é de tirar o fôlego!

No passeio pelo Parque cruzamos com lhamas, alpacas, vicunhas, raposas, tatus e gaviões. Todos bem de perto.

               

 

O passeio termina com a visita ao lago Grey. Caminhamos 3 km até a beira do lago e ficamos em contato com blocos de gelo que se desprendem das geleiras existentes no lago. O frio é intenso, os dedos congelam, mas é impossível deixar de visitar… O passeio nos leva a locais incríveis, cinematográficos.

Para quem tem espírito aventureiro:

Para quem quer fazer um pouco mais de exercício, de explorar a natureza e se aventurar, há a possibilidade de caminhar até a base das Torres e ficar em contato direto com as geleiras. Também há a possibilidade de visitar o Parque por trekking. O mais curto leva em média 4 dias mas tem que pernoitar no Parque.

  1. Conhecer El Calafate, na Patagônia Argentina

Essa cidade tem 20 mil habitantes, é super charmosa, aconchegante, tem uma excelente rede hoteleira e restaurantes. O atendimento é tão bom que só faltam te carregar no colo!

 

  1. Conhecer o Glaciar Perito Moreno

Imagine uma visão extraordinária das geleiras do colorido que varia do branco ao azul marinho. Se você avistar a geleira de longe ou de cima, verá os blocos de gelo brancos. E, à medida que nos aproximamos do gelo, ele vai se tornando azul, enquanto as montanhas ficam com um tom azul marinho.

É um espetáculo de cores. Um lugar que apesar do frio, se você estiver bem agasalhado, vai esquecer-se da vida e passar boas horas contemplando uma maravilha da criação. Não há foto que consiga captar com exatidão a beleza ali existente.

 

 

  1. Fazer um trekking nos glaciares

Se o que te move é o espírito aventureiro, esse é o roteiro alternativo perfeito!

Você é guiado por empresas sérias, que conhecem bem a região e é levado a caminhar de 2 a 6 horas pelos glaciares, enfrentando desafios como: frio, subidas íngremes e o peso dos ferros que são usados junto aos calçados para caminhar na neve. É uma experiência indescritível.

Saiba mais sobre o trekking nos glaciares aqui: Patagônia: Aventuras no Universo Glacial

 

 

  1. Passear de barco pelos canais e rios

Vislumbrar a geleira com uma visão de baixo para cima é realmente incrível. Os blocos de gelo têm paredes que atingem a altura de 70 m! Consegue imaginar?

Saiba mais sobre os passeios de barco nas geleiras aqui: Patagônia: Aventuras no Universo Glacial

Patagônia

Patagônia

 

  1. Viver experiências gastronômicas

Beber um excelente vinho, acompanhado de um bife de lomo (filé mignon), se sentir confortável com o quentinho de uma lareira é um aconchego que não dá pra esquecer.

 

Obs.: Se ainda quiser aproveitar mais um pouco desse destino inspirador, os voos para El Calafate fazem conexão com Buenos Aires, onde você também pode desfrutar da cidade e explorar seus pontos turísticos que são bem interessantes.

Não achou os 7 motivos suficientes?

Então, aproveite e se inscreva na Maratona da Patagônia (contamos um pouquinho mais sobre a corrida nesse link), teste seus limites, sua resistência e aprecie a paisagem fascinante por todo o percurso, que só quem tem coragem vivencia momentos únicos e tem histórias para contar!

Maratona Patagônia                  Patagônia

Patagônia

 

Saiba mais sobre as aventuras na Patagônia nesse link.

 

Sobre Liniana Liao

Sócia Proprietária da empresa Liao Experience, professora de matemática, aposentada e aventureira de alma! Ama pesquisar novos roteiros para os lugares mais exóticos e surpreendentes. Está sempre em busca de um novo desafio para superar seus limites.