pedra do sino

Hiking na a Pedra do Sino: como me preparar para essa aventura?

A Pedra do Sino é o ponto mais alto da Serra do Órgãos, que fica localizado em Teresópolis, região serrada do Rio. Contemplando mirantes, cachoeiras e vistas incríveis, o ponto culminante dessa atividade é o pico da pedra, onde é possível admirar, de uma maneira panorâmica, toda a região do Parque Nacional Serra dos Órgãos.

É, de fato, emocionante perceber a riqueza da simplicidade: cada detalhe de cor, temperatura, nuvem, e até mesmo o cheiro da floresta, é capaz de nos dar uma sensação gostosa de pertencimento disso tudo.

Pedra do Sino

Apesar de não exigir muito conhecimento para a prática, para subir a pedra é necessário estar acompanhado de instrutores que saibam guiar e orientar durante a trilha, para evitar situações de risco. Além disso, a atividade deve ser programada com antecedência, pois as vagas de visita do parque são limitadas por dia.

pedra do sino trilhas da região serrana

 

Listamos abaixo tudo o que você precisa saber para viver essa experiência com conforto e segurança, sem deixar pra trás nenhum detalhe. Prepare-se para experimentar sensações únicas!

Ficha técnica do hiking na Pedra do Sino

Extensão: 12 km

Altitude 2.275 m

Nível: Sem-pesada. É necessário ter resistência e preparo físico, mas não exige técnica.

Tempo de subida: 4 a 6 horas

Pedra do Sino

Quando ir?

Apesar do frio intenso (permeando entre 10º e 0º c), o melhor período para viver essa experiência é no outono ou no inverno, pois o risco de chover é bem menor em relação ao verão. O ideal é planejar a trilha pra ver o nascer ou o pôr do sol, pois são um espetáculo emocionante.

O que levar para Pedra do Sino?

Pedra do sino

O peso ideal para se carregar numa mochila é 10 % do seu peso. Portanto, é necessário evitar levar coisas que não tenham utilidade, reduzindo a bagagem a coisas extremamente necessárias. Nossa dica é carregar casaco, comida, lanterna, repelente, protetor solar e um kit de primeiros socorros básico.

Para a alimentação, é importante levar carboidratos, como sanduíches naturais, chocolate, barra de cereais e frutas. O ideal é levar coisas rápidas e simples de comer durante o caminho.

E o mais importante: muita água. É muito importante estar sempre hidratado quando se pratica uma atividade física.

O que vestir para subir a Pedra do Sino?

Nossa dica é que você vá com uma camisa de material dri fit (aquele de camisa de time de futebol) e de calça de caminhada impermeável. As roupas devem ser confortáveis e que mantenham o corpo aquecido, no caso de ir num dia frio. É interessante também levar luvas e gorro.

 

pedra sino
Imagem via Pinterest

Para quem já possui um “armário de aventureiro” sugerimos vestir: Anorak, bota de caminhada, fleece, segunda pele e boné.

Umas das coisas mais interessantes do montanhismo é a descoberta pessoal. É a superação de limites, que estimula o autoconhecimento. É o reconhecimento de que, na natureza, estão as coisas mais ricas da nossa vida, e nas deslumbrantes paisagens, milhões de respostas. Por isso, a experiência de subir a Pedra do Sino é tão rica. Não há nada melhor do que o sentimento de ‘’trilha cumprida’’!

E aí, vem com a gente?

Quer saber mais sobre as trilhas da Região Serrana? Listamos as nossas favoritas: Trilhas da Região Serrana do Rio de Janeiro: conheça as 7 melhores 

Sobre Liao Experience