ibitipoca

Ibitipoca: Tudo que você precisa saber sobre o Turismo de Aventura na região

Conceição do Ibitipoca é um distrito do município de Lima Duarte – MG, que abriga o Parque Nacional de Ibitipoca, uma das regiões mais incríveis da Serra da Mantiqueira e que, por apresentar uma mata riquíssima e preservada, além de uma ótima estrutura, é um destino perfeito para os amantes do ecoturismo.

conceição de ibitipoca

 

Lá, é possível explorar diversas trilhas, grutas, paredões, mirantes, riachos de águas avermelhadas e é claro, muitas cachoeiras. O ideal para aproveitar todas as atrações é ficar no mínimo 3 dias.

Em cada cantinho do Parque, é possível ver as placas de sinalização, as demarcações das trilhas, além de contar com portaria, lanchonete, camping, centro de visitantes, vestiário e estacionamento.

pico do pião  sinalização

E para manter a preservação e controle do local, a visitação é limitada em 1.200 pessoas por dia e a entrada é paga.

No entanto, não é um destino somente para os aventureiros experientes, pois é possível aproveitar as atividades do Parque e, ainda assim, curtir o conforto da cidade. Chegando na vila, a primeira coisa que nos chama atenção é o seu charme mineiro.

Desde a criação do Parque Estadual, em 1973, ela ganhou pousadas, bons restaurantes e bares que capricham na programação musical e nas cervejas artesanais.

Jutando com  os atrativos tradicionais mineiros, como aquelas comidas deliciosas de interior, lojas de artesanato, doces em compota e a velha cachaça mineira, a cidade torna-se realmente muito aconchegante.

cidade minas ibitipoca         igreja ibitipoca

O que devo saber antes de fazer as trilhas?

O nível de trekking do Parque é de leve a médio. As trilhas do Parque são bem sinalizadas e nos  levam à paisagens maravilhosas, como a famosa Janela do Céu: uma corredeira que segue por um cânion e acaba em uma cachoeira de 20 metros, que despenca de um paredão.

Janela do ceu

O trajeto é puxado – são 9km de caminhada, que duram em torno de sete horas ida e volta – mas a aventura vale a pena.

 

Janela do ceu

 

janeladoceu

 

O Parque também reserva caminhos mais lights para quem preferir, conduzindo a  cenários também encantadores, como o pico do Pião, a Prainha, a gruta dos Viajantes, a cachoeira dos Macacos, o Lago dos Espelhos… é só pegar o mapa e seguir o roteiro.

cachoeira dos macacos

cachoeira ibitipoca

trilha trek

O Parque possui 3 circuitos: o Circuito Janela do Céu (o mais puxado), o Circuito das águas (o mais tranquilo) e o Circuito do Pico do Pião (nível médio).

Trilhar é uma atividade que só depende de você. É uma oportunidade para se conhecer, já que cada um tem seu próprio limite e conhece suas motivações.

ibitipoca trilha

Pico

 

O que acontece em comum com todos os trilheiros e não pode deixar de ser percebido é a conexão com o seu próprio corpo. Ali, no meio de uma mata verde, com o barulho dos insetos, das quedas d’água e dos passarinhos – nada mais- é que você descobre o que o seu corpo é capaz de proporcionar.

Trilhar nos faz crescer como pessoas, já que saímos um pouco da rotina e vivemos a adrenalina.

Além disso, a energia de Ibitipoca é revigorante. Imagine como é se exercitar numa floresta incrível e depois tomar um banho numa cachoeira refrescante? Não há outro estado mental ao voltar pra casa que não seja muito leve!

 

paredão

 

trilha

E o cicloturismo em Ibitipoca?

O Parque também conta com atrativo super interessante: o Roteiro Turístico Volta das Transições, direcionado principalmente para os amantes de bicicleta e que também contempla a cavalgada, o jeep tour, o motociclismo e a caminhada.

O trajeto percorre todos os municípios do Circuito Turístico Serras de Ibitipoca e prioriza as estradas de terra entre vilarejos, montanhas e vales.

Grandes eventos como o Ibitipoca Trip Trail acontecem lá também. Atletas olímpicos do mountain bike brasileiro e de outros países percorrem os estradões e single tracks da localidade, dando uma enxurrada de depoimentos positivos sobre o Parque, devido às suas peculiaridades..

Pra quem tem o Espírito Aventureiro, Ibitipoca é um destino ideal.

Tanto para os que estão começando ou não têm muita experiência com as aventuras outdoor, quanto para os mais experientes que buscam rotas desafiadoras. Viver com adrenalina e conforto ao mesmo tempo é uma ótima motivação para esse destino.

Ibitipoca está entre os ”must-go” dos destinos nacionais!

Ibitipoca

lobo guará

 

Vamos para Ibitipoca em Outubro! Acesse o link para conferir o evento: Ibitipoca Out/17!

 

E você, já viveu uma experiência como essa? Não deixe de compartilhar com a gente, será um pazer publicar o seu relato. 🙂

 

Sobre Isadora de Barros

Estudante de comunicação, carioca, vegetariana e amante da culinária, escritora e fotógrafa amadora, cultivadora de hortas urbanas, campista e fascinada pela natureza. Viver sem conhecer os limites é perder as melhores experiências, pois praticar trekking e atividades outdoor é um caminho para me conectar com a natureza. Viajar é uma maneira de me encontrar, porque cada partezinha do mundo é uma parte de mim também!